O SER HUMANO É 70 % PRODUTO DO SEU TRABALHO E ESFORÇO E 30 % DE GENÉTICA...

segunda-feira, 8 de março de 2010

O meu JP


Depois de 4 meses de terapia com o JP, as melhorias são extremamente evidentes, tanto na parte dos membros superiores como na oralidade.
O JP é uma criança bem-disposta e sociável. Comecei por estabelecer a relação na sua escola, observando, estudando e avaliando a criança.
Só depois se passou a deslocar ao meu "espaço" ficando cerca de 1 hora e meia em cada sessão, três vezes por semana.
Inicialmente mostrou resistência a mais uma terapia no fim do dia, no seu já preenchido horário. Depois percebeu que poderia ser um momento divertido, apesar de envolver algum esforço.

A sessão começa com massagem nos membros superiores, feitos criteriosamente por forma a estimular os músculos realmente importantes para contrariar alguns padrões anormais.
A primeira parte da sessão é pura terapia ocupacional, enquandrando-a de forma lúdica.
Inicialmente não conseguia usar pesos com mais de 0,5 kgs em cada braço, mas actualmente realiza todas as actividades com 1 kg em cada braço com à vontade. A coordenação e a maior força nos membros superiores são agora notórias. Sabemos que fica agora cerca de 5/6 minutos em 4 pontos.

Após dar por terminada a sessão de terapia ocupacional, início as massagens oro-faciais. E apesar de trabalhar a oralidade a sessão inteira, é nesta fase que trabalho os músculos mais especificamente e internamente, mobilizando a língua, usando mel (que o JP detestava) e que agora já gosta ! A sialorreia melhorou muito, toda a emissão de vocalizações em intervalos é muito diferente da de há 4 meses e há uma menor frustração nas intenções de imitação.

Há muito trabalho a fazer ainda e muitas melhoras para vir. Mas aqui estamos para trabalhar e congratularmo-nos com todos os objectivos atingidos.

Esta é uma partilha autorizada e incentivada pela mãe, pois quando os pais não manifestam vontade, não partilho nem casos, nem progressos. Mas a partilha é sempre boa, principalmente quando há boas novidades para contar.

2 comentários:

  1. Parabéns para si e para o JP. Que bom que deve ser ver o seu trabalho recompensado pelos progressos e conquistas dos "seus" meninos.

    Um beijinho

    Helena

    ResponderEliminar
  2. ola gostaria de falar cm vc sobre meu filho cm atraso moderado meu cntato e 963316777moro nas paivas ,ednaguerreira@hotmail.com

    ResponderEliminar